Apresentação de Retratos


Retrato do Pároco Padre Avelino P. Filipe

O Mestre Fernando Rosário pintou um Retrato de Homenagem ao Pároco Padre Avelino P. Filipe, a qual foi oferecido pela União de Freguesias de Marinhas, Esposende e Gandra, pelos 50 Anos de Pároco na Freguesia de Marinhas.

Pároco Padre Avelino P. Filipe a contemplar o retrato.


Retrato de Dom Jorge Ortiga

 
No passado dia 22, do corrente mês de Março de 2013, ano jubilar das suas Bodas de Prata Episcopais, pela Festa da Senhora das Dores, a Comunidade da Basílica dos Congregados homenageou o nosso Arcebispo Dom Jorge Ortiga. Dom Jorge foi reitor desta Comunidade cerca de 15 anos de (1973- 1988).
Esta homenagem foi presidida pelo Rev. Padre José Granja, Reitor desta Basílica dos Congregados. Contou com dois momentos muito importantes: o descerramento da pintura a óleo do Retrato de Dom Jorge e a oferta de um livro com testemunhos de pessoas que colaboraram com Dom Jorge, enquanto Reitor dos Congregados, onde ficaram exaradas palavras de profunda gratidão e grande amizade.
Pintor Fernando Rosário com o Reverendo Padre José Granja.


            O Pintor Fernando Rosário com o Arcebispo Dom Jorge Ortiga, junto ao seu retrato.

Dom Jorge Ortiga, quadro patente na Basílica dos Congregados na cidade de Braga.
O pintor esposendense deixa assim a sua marca em mais um templo, muito visitado pelas gentes do Norte do país.
     
Retrato de Dr. António Miguel da Costa Almeida Ferraz (1855/ 1916)


Lançamento do livro “Apontamentos para a História de Barcelos”
Do programa fez ainda parte o lançamento do I Volume do livro “Apontamentos para a História de Barcelos”, do Dr. António Almeida Ferraz, que foi provedor desta Santa Casa na viragem do século XIX para o século XX e a quem foi prestada uma justa homenagem com o descerramento dum seu retrato a óleo (da autoria do Pintor Esposende Fernando Rosário).
A apresentação deste primeiro volume dos “Apontamentos para a História de Barcelos”, numa coedição da Misericórdia de Barcelos e da Câmara Municipal de Barcelos, aconteceu no auditório do Município e esteve a cargo do Pe. Dr. António Júlio Trigueiros, responsável pela introdução, transcrição e notas do livro. O apresentador expôs a vida e a obra do autor, ilustre médico barcelense, que redigiu onze volumes, de que o livro se compõe, ao longo de 22 anos (1894-1916).
“ Notícia retirada do site da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos” (27-05-2013)




BERNARDETE COSTA
Professora e escritora
Eis que vos apresento o meu último trabalho.O retrato encomenda duma amiga e conterrânea. Retrato este que me deu muito prazer executar, uma vez que, e a pedido da retratada, esta obra teria de ser marcada por alguma diferença em relação a toda a minha obra retratista anterior.
Desta forma, e respeitando a posição informal da figura, exigência da retratada, tentei enquadrá-la numa perspetiva de infinito paisagístico, onde manchas pictóricas desfilam num qualquer horizonte.
Assim o olhar desliza atravessando rios, montes e vales que desfalecem por detrás do sol. Não se ouvem os rouxinóis, nem as cotovias, nem o estremecer das águas dos charcos, nem as rãs que em seu coaxar louvam o Criador. Todavia, ousa afirmar, nesta tela perdura o silêncio duma natureza viva e vibrante em que a cor e a forma apelam aos sentimentos da alma mais sensível.
Diria até que o silêncio é evidente no sol ausente mas omnipresente, no céu desfalecido por entre os farrapos das nuvens, no cheiro que ressalta de inúmeras flores; e atente-se na fragrância exuberante das mimosas que brilham na altura como pequeninos sóis.
Inegavelmente o modelo recusa o formalismo de pausa e refugia-se nos braços da natureza - a natureza presente em alguma da sua escrita poética com forte pendor telúrico - . Digamos que a natureza realça o modelo com um suave gesto de carícia, que é enfatizado pela flor que cresce e floresce nos seus dedos. E o modelo vive e mexe oferecendo com um sorriso maroto um delicado miosótis azul.