Beata Alexandrina

Apresentação do Retrato a óleo da autoria do Pintor Esposendense Fernando Rosário, da Beata Alexandrina.

Simbologia do Quadro
Pintor Fernando Rosário

Santíssima Trindade (Jesus a Alexandrina) “A Santíssima Trindade está no teu coração. O Divino Espírito Santo enleia-te, irradia-te, fala em ti.”

Pai (Jesus a Alexandrina) “Coragem, filhinha! Que loucura há no teu amor ao Meu Divino Coração. És o encanto dos Meus olhos, a honra e a glória do Meu Eterno Pai, és a alegria de todo o Céu.”
(Jesus a Alexandrina) “Ó violeta querida, puro asilo, onde habito; habito em ti na Terra, como no Céu habitarás com meu Eterno Pai. És a minha alexandrina transformada em Cristo.”

Filho (Alexandrina) “A Vossa bênção, Jesus! Eu quero ser santa! Ó meu Jesus, abençoai a Vossa filhinha que quer ser santa.”

Espírito Santo (Alexandrina) “No domingo, dia da Festa do Espírito Santo, essa mesma Pomba poisou sobre mim, rodeou-me, bateu asas, até que entrou para o meu coração e, dentro dele, fez-me lembrar as andorinhas apressadas, canseirosas, a compor seus ninhos.”

Amar, Sofrer, Reparar (Alexandrina) “ «Ó meu Jesus, que quereis que eu faça?» e, sempre que digo isto, não ouço senão estas palavras: «Sofrer, amar e reparar».”

Sacrários e Cruz (Alexandrina) “A Cruz e o Sacrário são a verdadeira escola onde melhor aprendemos a amar Jesus! Paz em nossa alma e em nosso coração.”

Sacrário e Mundo (Alexandrina) “Vi o doce Jesus abençoar o pão e, naquele momento de amor e de maravilha sem igual, senti que o mundo era outro. Jesus dava-se a Ele em alimento e partia para o Céu e com ele ficava; aquele amor estendeu-se por toda a humanidade.”

Imaculado Coração de Maria (Jesus a Alexandrina) “Diz ao teu Paizinho que lhe pede Jesus e Maria que escreva ao Papa para que ele consagre o mundo ao Imaculado Coração da Virgem Mãe.”

Alexandrina - Vítima (Alexandrina) “Meu bom Jesus, imolai-me durante anos e vidas. Imolai-me até que finde o mundo, se assim quiserdes, eu assim o aceito, mas permiti que se salvem todos. Ó meu amor, não posso considerar nas almas que se perdem!... Tende compaixão delas. Jesus, o inferno não!... Fechai-o, fechai-o.”

Sorriso (Jesus a Alexandrina) “ «Sorrio em teus lábios, escondendo assim a dor e a amargura em que estás sepultada.»
(Alexandrina) «Meu Jesus, confio que me acompanhais, que tudo venceis em mim.»”

Flores (Alexandrina) “Quero que a minha campa seja rodeada de plantas chamadas martírios, para assim mostrar que os amei na vida e os amo depois da morte.”
(Jesus a Alexandrina) “Minha filha, jardim do paraíso, em ti semeio, a ti vem o mundo colher flores de virtudes, flores de amor.”

Anjos (Jesus a Alexandrina) “ Minha filha, Minha esposa querida, vais agora receber-Me pelas mãos do Anjo da tua Guarda. (…) Vinham três Anjos, como me disse Jesus, e pararam à minha frente. O do meio com a Sagrada Hóstia nas mãos; os dos lados alumiavam e cobriam o do meio, o que trazia Jesus, com umbela rica.”

Coroa (Nossa Senhora a Alexandrina) “Minha filha, venho com o meu Divino Filho fazer-te a entrega da humanidade e fechá-la em teu coração; ficam as chaves na posse do teu Jesus e da tua querida Mãezinha. Dei-te o meu santíssimo manto e a minha coroa de Rainha; foste coroada por mim. És rainha dos pecadores, és rainha do mundo escolhida por Jesus e por Maria.”

Coroa de Espinhos (Alexandrina) “Quero também ao cimo da minha campa uma cruz e, junto dela, uma imagem da querida Mãezinha. Se puder ser, gostava que uma coroa de espinhos envolvesse a cruz. A cruz é para sinal que a levei durante a vida e amei até à morte.”

Folhas de Limão (Pe. Humberto Pasquale) “Escrevia sobre o primeiro papel que encontrava, ou até em folhas de limoeiro, que mandava apanhar da árvore que ficava perto da janela do corredor da entrada.”

Terço (Nossa Senhora a Alexandrina) “Minha filha, eu sou a Virgem do Rosário. Estou contente contigo por aconselhares a rezarem ao menos o Terço em minha honra. Continua: é devoção de salvação.”

Crucifixo (Alexandrina) “O meu crucifixo, o meu crucifixo é o companheiro dos meus braços; não posso separar-me dele.”

 Retrato exposto durante a Homília presidida pelo Sr. Bispo Manuel Linda.

O 9º aniversário da beatificação de Alexandrina de Balasar pelo Papa João Paulo na praça de S Pedro, em 25 de Abril de 2004, foi celebrado em Balasar com um cerimonial que atraiu àquela paroquia muitas centenas de devotos daquela figura reconhecida pela Igreja.

      O seu pároco, o padre Manuel Casado Neiva que é natural das Marinhas, reforçou a importância do acontecimento com a apresentação de um quadro a óleo da autoria do pintor esposendense Fernando Rosário, que mereceu a grande admiração das pessoas presentes, muitas delas do nosso concelho.

      O quadro apresentado no fim das cerimónias da manhã, foi pintado tendo em conta o percurso de vida e vivência de Fé da Beata Alexandrina, apresentando por isso diversos simbolismos, como a alusão à Santíssima Trindade, à eucaristia e a devoção a nossa Senhora.


Mestre Fernando Rosário no seu atelier em Esposende, a finalizar o retrato da Beata Alexandrina.